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Porto Maravilha inicia construção da Via Expressa


Túnel da via que substituirá o Elevado da Perimetral será o maior do Brasil em área urbana
A operação urbana Porto Maravilha dará início à construção de um túnel que fará parte da Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves), fundamental à estrutura do novo sistema viário da Região Portuária. Somente na área da operação urbana, a via terá 3.610 metros e seis faixas de rolamento - três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont.
O novo acesso começará na Rua Primeiro de Março, em rampa, na altura da Praça Barão de Ladário, seguirá em um túnel de 2.010 metros até o Armazém 8 e continuará na superfície pela Avenida Rodrigues Alves até a Rodoviária Novo Rio. Com a extensão de mais 1.440 metros, na conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo, para absorver o fluxo de tráfego após a demolição integral do Elevado da Perimetral, o túnel atingirá 3.450 metros, tornando-se o maior em área urbana do País. Hoje o maior do Brasil é o da Covanca, com 2.187 metros.

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A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo, executora das obras e serviços do Porto Maravilha, será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. "O recurso do poço de serviço, já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá, permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras, sem exigir o fechamento de ruas. O imóvel do poço que começaremos a perfurar com detonações a partir deste sábado, por exemplo, é alugado com essa finalidade", explica Jorge Arraes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).
Veja o vídeo da construção da via expressa: Clique aqui

Para a escavação do novo poço, localizado sobre solo rochoso, a Porto Novo adotará a detonação controlada. O procedimento começará no dia 20 de outubro. Para gerar menos transtornos ao trânsito, será às 6h, de segunda a sexta-feira.

Durante as detonações, as ruas na área de influência, como Edgar Gordilho, Coelho e Castro, Sacadura Cabral, Avenida Venezuela e Largo São Francisco da Prainha, serão interditadas momentaneamente à passagem de carros e pedestres.

Veja o video de como a derrubada da Perimetral vai renovar a paisagem e o trânsito do Rio: Clique aqui

Pontos em vermelho: interdições momentâneas à passagem de carros e pedestres

Na operação, a Concessionária destacará 33 operadores e controladores de tráfego para fornecer orientação a motoristas e pedestres, além de oito veículos, entre carros, motos e um guincho. "Os imóveis na área de influência passaram por vistorias cautelares - visitas técnicas para avaliar as condições prévias dos prédios. Equipamentos de monitoramento e instrumentação em 133 edificações no entorno farão análise permanente do comportamento do solo e dos imóveis ao longo do processo. Durante a detonação, sismógrafos acompanharão vibrações e quaisquer impactos", explica Marco Antônio Marinho, gerente de Engenharia e Planejamento da Concessionária Porto Novo. A detonação é um procedimento seguro que utiliza explosivos de maneira planejada e controlada. As operações seguem rigorosamente normas de segurança e prevenção aprovadas por órgãos de fiscalização e controle do município, estado e União.

Interdição em operação na Praça Mauá. Para sábado, serão 33 operadores e controladores de tráfego para fornecer orientação a motoristas e pedestres, além de oito veículos, entre carros, motos e um guincho.
Desde junho, a Concessionária Porto Novo já adota o procedimento de detonação controlada nas obras de escavação dos túneis do Binário, na Praça Mauá e no Morro da Saúde. Efetuadas diariamente no período, exceto aos domingos, não geraram impacto sobre o maciço rochoso e construções do entorno, segundo instrumentação e monitoramento técnico. A legislação considera normais variações de até 50 milímetros (50mm) no solo. "A maior verificada nesses cinco meses foi de 0,25mm. O reflexo é que não houve dano a bens do patrimônio, particulares ou públicos. O resultado tem relação direta com o planejamento da Porto Novo, que utilizou cargas em quantidade conservadora a fim de garantir a segurança dos imóveis, em sua maioria, em área de construções antigas e históricas", acrescenta Marinho..

A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo, executora das obras e serviços do Porto Maravilha, será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. na Praça Mauá, o que permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras, sem exigir o fechamento de ruas. O imóvel do poço que começaremos a perfurar com detonações a partir deste sábado, por exemplo, é alugado com essa finalidade", explica Jorge Arraes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).
Para a escavação do novo poço, localizado sobre solo rochoso, a Porto Novo adotará a detonação controlada. O procedimento começará no dia 20 de outubro. Para gerar menos transtornos ao trânsito, será às 6h, de segunda a sexta-feira.

Durante as detonações, as ruas na área de influência, como Edgar Gordilho, Coelho e Castro, Sacadura Cabral, Avenida Venezuela e Largo São Francisco da Prainha, serão interditadas momentaneamente à passagem de carros e pedestres.
Na semana passada, o poço de serviço da Praça Mauá atingiu a profundidade de 40 metros. Desde então, o Túnel do Binário começou a ser escavado lateralmente. Neste canteiro de obras, há duas detonações por dia: às 5h30 e às 22h. No Túnel da Saúde, as escavações já atravessaram as três galerias. Neste ponto, as detonações são às 14h.Fonte: iG Rio de Janeiro
O Porto Atlantico Business Square é o primeiro empreendimento a ser lançado no Porto Maravilha com incorporação e construção da Odebrecht e será constituido por 4 torres, todas com 60 metros de altura, sendo uma corporativa, uma comercial e 2 hoteleiras com bandeira de renome internacional.

A inspiração do projeto veio de inciativas ocorridas nos portos de Barcelona na Espanha e de Puerto Madero, em Buenos airtes, Argentina.

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