GUIA DE COMPRA DE IMÓVEL Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Acesse www.imovelSA.net e conheça a nossa galeria de imóveis em lançamento, em construção, prontos e usados. Aproveite também para simular na CAIXA e nos principais Bancos, o valor da prestação do seu financiamento imobiliário.

CADASTRE SEU e-MAIL E RECEBA TODOS OS NOSSOS POSTS.

Novo Joá: ligação rodoviária e ciclovia São Conrado Barra da Tijuca.

O Elevado do Joá será ampliado e ganhará dois novos túneis paralelos aos já existentes, um novo elevado, um viaduto e uma ponte.





A Fundação Geo-Rio publicou no Diário Oficial desta última quarta-feira (29/05) o aviso de licitação do projeto que vai aumentar em cerca de 35% a capacidade viária de tráfego no trajeto entre São Conrado e Barra da Tijuca.

O novo Joá terá duas novas pistas paralelas às existentes, que terão extensão de cinco quilômetros, cada, possibilitando que após a conclusão a via seja operada em faixa reversível, caso tenha necessidade. Outro destaque do projeto é a construção de uma ciclovia de 3.100 metros, contígua às faixas do elevado, com tamanho correspondente, ao lado do mar, privilegiando a vista e valorizando ainda mais o trajeto entre os bairros para os ciclistas, com potencial para se transformar em atraente ponto turístico e contribuindo para a ampliação da malha cicloviária da cidade.

    No total serão 4,5 quilômetros de vias alargadas, 1.150 metros de viadutos, 650 metros de túneis, 100.000 metros cúbicos de rochas escavadas – o equivalente a 10 mil caminhões, resíduo que será reaproveitado na obra, sendo importante caráter sustentável.

    Orçadas em R$ 489 milhões, as obras iniciam ainda em 2013. A estimativa é que as intervenções sejam concluídas em 24 meses, sem a necessidade de interdições nas faixas já existentes durante a execução. A concorrência está marcada para o dia 3 de julho.

    O estudo para implantação das novas vias e túneis ligando os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca foi apresentado pela Secretaria Municipal de Obras ao Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma das soluções viárias para as Olimpíadas de 2016, em agosto do ano passado. A ciclovia do Joá será interligada com a que será construída na Avenida Niemeyer, também com licitação já em curso. Ambos projetos promovem inédita integração entre as zonas Sul e Oeste da cidade como alternativa ao transporte motorizado. As novas pistas vão ligar os bairros de Barra da Tijuca, São Conrado e Leblon, fechando o cinturão cicloviário da cidade, desde a Praia da Macumba, no Recreio, até o Aterro do Flamengo.

    Sobre a nova ciclovia

    A ciclovia oceânica que será construída em paralelo ao Elevado do Joá vai começar no calçadão da praia de São Conrado, próximo ao campo de pouso de asa-delta, a partir do final da ciclovia existente. O traçado segue até o Túnel do Pepino por uma nova passarela de 90 metros de extensão, pelo lado esquerdo da pista em direção à Barra, no tabuleiro superior.

    A pista exclusiva para bicicletas continua pelo elevado e atravessa o Túnel do Joá, chegando à Barra da Tijuca, onde se apoiará à Ponte da Joatinga em nova estrutura metálica fixada à travessia existente, descendo próximo à Praia dos Amores por meio de uma passarela a ser construída, promovendo a ligação com o Recreio dos Bandeirantes.

    Ao longo do trajeto de 3.100 metros e 2,5 de largura foram projetados também dois mirantes contemplativos, com grande potencial para novo atrativo turístico carioca.

    Assista ao vídeo e veja como vai ficar o Novo Joá: http://vimeo.com/65302499

    Nenhum comentário: