GUIA DE COMPRA DE IMÓVEL Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Acesse www.imovelSA.net e conheça a nossa galeria de imóveis em lançamento, em construção, prontos e usados. Aproveite também para simular na CAIXA e nos principais Bancos, o valor da prestação do seu financiamento imobiliário.

CADASTRE SEU e-MAIL E RECEBA TODOS OS NOSSOS POSTS.

Conheça o fenômeno que marca o início da primavera

Os equinócios são observados a milhares de anos, desde quando antigas civilizações antigas utilizavam a astronomia na organização das suas sociedades. 

Duas vezes por ano, um equinócio acontece para marcar o começo da primavera e do outono

Você já ouviu falar em equinócio? Ou, talvez, no fenômeno astronômico chamado solstício?
Os dois são os responsáveis por marcar o inicio de novas estações do ano, e nesta sexta-feira (22), um equinócio acontece exatamente às 17:02, horário de Brasilia, para determinar a entrada da primavera no hemisfério sul.

Clima e Temperatura em Orlando Veja como é o clima e a temperatura em Orlando durante os meses do ano, e confira várias dicas para ..


Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera, como acontece hoje. mas você sabe o que isto significa? De acordo com Tânia Maris Pires, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o fenômeno é:

" O momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão próximas do Equador."

Assim, o Sol passa exatamente no meio da Terra e os dois hemisférios do planeta - norte e sul - recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias quase simétricos, o que já é anunciado pela origem da palavra: afinal, 'equinócio' que vem do latim aequinoctium, que une aequus: igual; e nox: noite.

São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano mudou: se aqui no Brasil o inverno ficou para trás, os países do hemisfério norte, nesta sexta-feira, presenciam a entrada do outono.

Divulgação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Os movimentos da Terra e a inclinação de seu eixo determinam o acontecimento de fenômenos como o equinócio

Este evento pode ser explicado por dois fatores interligados: o movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo. Como o planeta está em constante  movimento ao redor do Sol em um eixo inclinado, os raios solares vão incidir de formas diferentes, ao longo do período de um ano, sobre a superfície terrestre, como explica a ilustração acima.

Como observar um equinócio

As antigas civilizações usavam a astronomia e, em especial, os movimentos solares, para diversas funções - inclusive para organizar alguns setores da sociedade. "A observação cotidiano e contínua do Sol permitiu aos antigos identificarem e qualificarem a duração do ano, percebendo que as  mudanças climáticas e o ciclos da natureza estavam associados", explica a professora adjunta do departamento de astrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniela Borges  Pavani.

Foi assim que civilizações como o Maias, na América, dentre outras, perceberam e marcaram quatro dias específicos durante o ano, que representavam momentos de transição, justamente os equinócios e os solstícios.

Compare o custo do financiamento imobiliário
Você quer comprar a casa própria, mas não sabe por qual banco financiar? Veja onde é possível comparar as condições 


Hoje em dia, é possível usar as mesmas técnicas do passado para identificar esses eventos. Uma maneira simples, segundo Tânia Maris Pires Silva, é observar o Sol no Horizonte. Durante um equinócio, a estrela vai nascer exatamente no ponto cardeal leste e se por no ponto cardeal oeste.

Outra maneira de perceber um equinócio, complementar à primeira, é fincar uma vara perpendicularmente no solo e, pouco a pouco, marcar o comprimento de sua sombras com a ajuda de cordas. Assim, a figura formada nos permite obter as direções dos pontos cardeais para podermos identifica-los nos dias de transição - equinócios e solstícios - como explica Pavani, também diretora do Planetário do UFRGS, que realiza hoje a Celebração Intercultural da Primavera, com atividades para o público em geral, escolas e grupos.

O verão e o inverno, por outro lado, são marcados por um outro fenômeno astronômico, também relacionado à movimentação da Terra e à inclinação de seu eixo. Os solstícios, que acontecem nos meses de junho e dezembro, ocorrem quando um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, evento oposto ao que dá início ao outono e à primavera. 
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2017-09-22/equinocio-primavera.html


SOHO um lugar com alma de artista. Um polo de cultura e entretenimento com uma grande diversidade de ambientes internos e externos para você nem precisar sair para se divertir e respirar cultura e arte.  Saiba mais... 
ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS EM UM SÓ LUGAR. Consulte o GUIA DE COMPRA DE IMÓVEIS

Nenhum comentário: